Epilepsia
Especialidades Médicas
Clínica e cirurgia para Epilepsia
Epilepsia é uma síndrome neurológica que acomete 1% da população mundial e engloba um grande número de doenças ( alterações no desenvolvimento do cérebro, degenerações cerebrais localizadas, consequências de traumatismo cerebral, tumores cerebrais, AVC, entre outras). As manifestações clinicas são decorrentes de alterações cerebrais que podem ser localizadas ou difusas.
​
As alterações do cérebro geram descargas elétricas anormais que culminam na manifestação clinica conhecida como crise epiléptica.
​
As crises epilépticas podem ocorrer de maneira localizada e atingir uma região corporal específica ou podem ser generalizadas. Podem ocorrer com comprometimento da consciência ou sem comprometimento da consciência.
O tratamento medicamentoso é definido baseado no tipo de crise epiléptica apresentada e nas alterações nos exames complementares.
​
Em 20% a 30% dos casos o tratamento medicamentoso não consegue controlar as crises epilépticas e nesses pacientes avalia-se a possibilidade de tratamento cirúrgico para a Epilepsia.
​
O tratamento cirúrgico da Epilepsia estende-se desde a ressecção das regiões cerebrais geradoras de crises epiléticas até o implante de dispositivos eletrônicos que inibem as descargas elétricas cerebrais que geram as crises epilépticas.